O Gratia et Labore é um grupo de mulheres que tem como pilares a oração, o estudo e o trabalho como forma de buscar a verdadeira essência e vocação feminina. Este apostolado faz parte do Centro Dom Henrique Soares, localizado Aracaju/SE.
Últimas atualizações em nossa página:
Lançamento da 4ª edição da Revista Manifesto Feminino
Página do Instagram
Você sabe o que significa EUTRAPELIA?
Eutrapelia designa uma virtude moral: trata-se da virtude do bom humor e diversão, abordando como deve ser o comportamento de quem busca a leveza na alma.
Essa é uma virtude que agrada a Deus, porque se de um lado exagera-se com futilidades, obscenidades, exagero em treinos, jogos físicos e eletrônicos, redes sociais; de outro lado exagera-se quem age com rusticidade no trato com os seus e quem torna endurecido o espírito por falta de divertimentos.
O virtuoso que bem sabe divertir-se e fazer divertir é caracterizado como espirituoso.
Quer saber mais sobre o tema? Acesso o artigo completo na edição de novembro aqui: Link de Acesso ✨
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? (Mt 6, 26-30)
A preocupação, inquietação, ansiedade são tribulações que sofremos, especialmente, nos tempos atuais. O que pensarão de mim? Quem poderá me aconselhar acerca do que devo fazer? Será que essa é uma boa amizade para mim? Será que irão me julgar por estar repetindo as minhas roupas? Esses são alguns questionamentos que quando feitos com uma certa frequencia acabam gerando inquietação.
Especialmente nos tempos atuais porque, apesar da preocupação ser uma conduta humana desde sempre, a preocupação vã é consequência de um tempo em que se perdeu o motivo real dos nossos atos: qual a minha missão de estar no mundo, tanto em casa como na profissão; quem tem autoridade para ser aconselhador; o que significa amizade; para que servem as roupas - qual a função das roupas. A observação da realidade nos gera a paz e nos possibilita estar abertos à providência divina em cada um dos nossos questionamentos.
A principal realidade é de que temos um criador providente em todas as nossas necessidades. O abandono à providencia divina é, antes, reconhecer que somos filhos amados e que também o amamos.
Que possamos fazer das nossas inquietações um meio de voltar ao real sentido das coisas, principalmente à palavra que Deus nos dirije em seu evangelho.
Quantas vezes já pensamos que abandonamos o Senhor só porque estamos servindo e cuidando dos nossos? Muitas vezes acreditamos, erroneamente, que para sermos como Maria devemos deixar de lado os deveres de Marta. No entanto, falta-nos a temperança para equilibrar essas dimensões da vida e amar na medida certa, unindo contemplação e ação.
Nós, que não temos uma vocação religiosa, também somos chamados a viver a obediência, mas de forma adaptada à nossa realidade. Nosso lar, a Igreja doméstica, é o espaço onde servimos ao Senhor cuidando dos nossos com amor e dedicação. É aí que nossa vocação se realiza, na simplicidade do cotidiano.
São Josemaria Escrivá nos ensina que a santidade está nas pequenas coisas, naquilo que ele chamou de “santificação do trabalho ordinário”. Precisamos estar atentos ao ordinário, pois o Senhor nos encontra nas panelas, na poeira da estante, no choro do bebê, nos estudos acumulados. Não há nada que não possa ser ofertado a Ele. Cada tarefa, por mais simples ou difícil que pareça, pode ser transformada em oração e oferecida como uma oportunidade de alcançar as virtudes necessárias para a santificação.
Como São Josemaria dizia, “Deus não nos tira do nosso lugar. Ele nos chama a santificar-nos onde estamos.” Seja no cuidado da casa, no terço, na contemplação, no trabalho braçal ou intelectual, o chamado é sempre o mesmo: “Sede santos, como vosso Pai celeste é santo” (Mt 5,48).
Portanto, vivamos com fé e alegria o nosso chamado à santidade no dia a dia, sabendo que o ordinário é o caminho extraordinário que Deus escolheu para nos aproximar d’Ele.
O Advento está acontecendo, e nós precisamos colocar o nosso coração disposto a adentrar neste momento. Com isso, fizemos uma lista de nove filmes para vocês assistirem e refletirem sobre essa época com uma ótica cristã católica.
Todos os filmes têm uma mensagem que irá levá-los a explorar o transcendental na trama. Além disso, para uma análise completa e detalhada sobre A Felicidade Não Se Compra, a edição de dezembro da nossa revista Manifesto Feminino trouxe um artigo especialmente sobre esse tema.
🎥 Bom filme a todos!
Podcast “Um Dom de Deus”
O podcast “Um dom de Deus” é um apostolado digital do Centro Dom Henrique Soares.
Recebemos Renata Sousa, médica ginecologista e obstetra certificada em NaProTECHNOLOGY® , e Renata Katielle, enfermeira especialista em saúde da mulher e instrutora do Método de Ovulação Billings.
Em nossa conversa, discutimos sobre diversos temas relacionados ao matrimônio, paternidade responsável, contracepção, métodos naturais de espaçamento de gravidez e fertilidade.
Vocês não podem perder!!! Que Deus te abençoe!
Você pode assistir pelo YouTube:
Ou ouvir pelo Spotify: